terça-feira, 12 de abril de 2011

Idéias

Ontem acabou o Pikaland Artist Bootcamp, e meu último trabalho foi esse mapa mental (clique aqui pra ver grande).
Dá uma dozinha quando um curso tão bacana e que faz a gente se mexer e criar assim acaba, e esse curso me ajudou pra caramba.
Falando em termos do meu mapa, ele me ajudou a ouvir menos as pessoinhas da rua de cima do mapa, e dar oportunidade pra galerinha de baixo trabalhar. E também botou o cachorrinho pra correr atrás do implacável crítico de patins, que aparece na casa de todo mundo pra detonar o seu trabalho. Sempre que eu escuto esse crítico, começa o mimimi de "não consiiiigo", e daí, é só atravessar a rua pra ir pra casa da procrastinadora que perde hooras na internet. Enfim, a rua de cima termina num muro das lamentações: não tem produção com esses caras.

ideas from the begining to the end

Mas na rua de baixo, quando as idéias pulam, quando a gente dá asas pra elas, e passa a bola pro analista, ele começa o brainstorm: listas de palavras-chave (esse cara é formado em biologia), listas de possibilidades, prazos pra terminar. Ele é rápido, atravessa a rua e deixa as listas pra doodler, que começa a rascunhar feito maluca, desenvolve traços, estuda composições, até chegar em algo que pode ser passado pra "fazedora", que bota o trabalho na sua forma final, e cria outro bocado em cima da idéia dos rascunhos da doodler. Ela desce a escada e passa o trabalho pros carinhas que mostram pro mundo, às vezes com orgulho, às vezes com receio.

Eu aprendi que tem sempre que levar o trabalho até aí. Porque o carinha de patins é danado, ele aparece em qualquer lugar, e costuma ser muito mais duro que as pessoas lá fora. Claro que nem sempre fica bom, claro que tem vezes que tem que fazer de novo, claro que eu ouço e aceito críticas. Mas a crítica tem que vir de lá de fora, não daqui de dentro. Por isso, tento não dar mais muito ouvido pro carinha de patins, e nem pra moça chorona que acha sempre que não consegue.

(Explicar a ilustração é o contrário do que deveria ser, mas é que dessa vez, esse trabalho está sendo mostrado pelos dois carinhas ao mesmo tempo, e eu acho que ela não está muito clara #mimimi.)

P.S.: Thanks so much, Amy and Jamie for all the feedback on the PikaCamp!

2 comentários:

Agata Kwiatkowska disse...

Thank you for visiting my blog and your comment. I was happy watching your work. I love your characters and their sweet faces. I added you to my favorite section: illustrations:)

Camila Goytacaz disse...

oi, gostaria de me comunicar com voce, vi seu comentário no blog seja forte jose, mas nao tenho seu email, pode me passar? o meu é camilagoytacaz@gmail.com